
Práticas Educativas Infantis 2020
- 180 Horas de duração
- 147 Aulas
- 9 Módulos
- 9 Avaliações
- 4 Meses de suporte
- Certificado de conclusão
O Curso de Práticas Educativas Infantis, de 180 horas, é direcionado para os professores e atendentes da Educação Infantil e tem como objetivo geral o de apresentar aos mesmos os conceitos de infância; a importância da organização do espaço escolar para as crianças de acordo com o Referencial Curricular Nacional. Também traz um resumo das principais teorias do brincar na visão de alguns estudiosos. Na mesma linha ressalta a importância da recreação na Educação Infantil através de jogos, mímicas e brincadeiras onde o professor pode aliar os conhecimentos da família com os apresentados na escola. Por fim, traz uma coletânea de atividades que podem servir para os professores elaborarem seus planos de aula e também usarem de forma lúdica nas atividades diárias com os alunos. Todo o material teórico e prático está com consonância com a BNCC.
Você poderá participar desse curso até 4 Meses após a matrícula.
Professores e atendentes da Educação Infantil
Sou a Professora Especialista Léa Maria Brito Teixeira, natural de Soledade, estado do Rio Grande do Sul e minha vida profissão em nível de ensino superior está ligada à educação. Sou graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo; Especialista em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina, de Porto Alegre; Pós-Graduada em Produção Textual e Contação de Histórias pela Universidade de Passo Fundo; Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas; Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e Capacitada em Atendimento Educacional Especializado pela Uníntese. Minha residência é em Soledade, e neste município participo da vida acadêmica como associada efetiva e fundadora da Academia Soledadense de Letras (ASL), na qual ocupa a cadeira n. 27 e meu patrono é Darcy Ribeiro. Desenvolvo atividades de assessoria em técnicas de vendas em empresas familiares; realizo trabalhos de assessoria com revisão das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação. Também reviso, adequo e assessoro a construção de Regimentos Escolares e PPPs nas Secretarias Municipais de Educação. Nesta oportunidade, me apresento como Tutora EaD e presencial dos seguintes cursos on-line, desenvolvidos pelo Instituto Educacional e tecnológico Primeira Opção, na plataforma, dos seguintes Cursos: Implementação da cultura afro-brasileira e indígena conforme art. 26-A da LDB – Lei n. 11.645/2008; Práticas Educativas Infantis e Técnicas para superar a indisciplina na sala de aula.
Currículo postado no CNPQ: Address to access this CV:http://lattes.cnpq.br/2313298133724954
FORMAÇÃO
Graduado em Cinema pela UNITINS em 2010.
Tecnico em Informática e Sistemas de Informação.
QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Montagem e configuração de Hardware.
Informática básica ao avançado.
Design Grafico, criação visual.
WebDesign, criação de sites.
MotionDesign, criação de vídeos.
Gestao financeira na informática.
Curso Dale Carnegie em 2011.
Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC?
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante.
Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior.
Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM?
Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.
(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)
Conteúdo Programático
- 1. Mensagem da Coordenação Geral do Curso
- 2. Apresentação do curso pela tutora
- 3. Conhecendo a Plataforma
- 4. Os estudos em modalidade EAD
- 5. A infância
- 6. Infância e Contemporaneidade
- 7. O brinquedo na educação infantil
- 8. A escola de educação infantil
- 9. A importância dos jogos na educação infantil e na aprendizagem
- 10. A diferença entre lazer e recreação
- 11. Os tipos de jogos na educação infantil
- 12. A criatividade
- 13. O brincar de ontem e o brincar de hoje
- 14. Jogos de música, teatro e dança
- 15. A avaliação nas atividades lúdicas e recreativas
- 16. 110 Sugestões de Brincadeiras em grupo na Educação Infantil.
- 17. Sugestões de músicas sobre atividades e brincadeiras infantis
- Prova Módulo 1
- 1. Introdução
- 2. Conceito de cultura
- 3. A educação
- 4. A escola
- 5. Condições para a Qualidade
- 6. Indicadores da Qualidade
- 7. Material importante para os professores
- 8. A ideia de infância e sua escola
- 9. Concepção de criança, creche e pré-escola
- 10. A história das creches parte 1
- 11. A história das creches parte 2
- 12. Organização do espaço na educação infantil – parte 1
- 13. Organização do espaço na educação infantil – parte 2
- 14. A rotina na educação infantil
- 15. Referencial curricular nacional para a educação infantil
- 16. O Planejamento das Atividades na Educação Infantil
- 17. O trabalho com projetos
- 18. A inserção da criança na creche
- 19. Jogos e brincadeiras
- 20. A Disciplina na Educação Infantil
- 21. As políticas de formação de professores para a educação infantil
- 22. A formação do professor - Parte 1
- 23. A formação do professor - Parte 2
- 24. A participação da família
- 25. A gestão Social
- 26. A educação de crianças com necessidades especiais
- 27. Transformação da prática pedagógica
- Prova Módulo 2
3 Módulo 3 - As teorias do brincar na visão de Forebel, Wallon, Piaget, Vygotsky, Bruner e Kishimoto
- 1. O ato de brincar - Parte 1
- 2. O ato de brincar - Parte 2
- 3. Brinquedos e brincadeiras de creches - manual de orientação pedagógica 1
- 4. Brinquedos e brincadeiras de creches - manual de orientação pedagógica 2
- 5. Brinquedos e brincadeiras – valorização da cultura local e cuidar os espaços para colocar os brinquedos
- 6. As brincadeiras lúdicas na educação infantil
- 7. Explorando o mundo
- 8. Educação infantil na pedagogia Waldorf
- 9. Planejando as brincadeiras
- 10. Brincadeiras lúdicas - caça ao tesouro
- 11. Fantoches
- 12. Objetos cotidianos
- 13. Mímica
- 14. Elefante colorido
- 15. Pega-bandeira
- 16. Telefone sem fio
- 17. As teorias do brincar – parte 1
- 18. As teorias do brincar – parte 2
- 19. Forebel
- 20. Wallon
- 21. Piaget
- 22. Vygotsky
- 23. Bruner
- 24. Kishimoto
- 25. Leontiev
- 26. Friedman
- 27. Bomtempo
- 28. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento
- 29. A brincadeira no contexto escolar
- 30. A ludoeducação
- 31. A educação infantil requer diversidade de brincadeiras
- 32. Então, o brincar deve estar incluído em todo o processo da educação infantil?
- Prova Módulo 3
- 1. Recreação, jogos e brincadeiras
- 2. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil - Parte 01
- 3. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil - Parte 02
- 4. Recreação
- 5. Brincadeiras de faz-de-conta
- 6. Brincadeiras que fazem parte do imaginário infantil
- 7. Brincadeiras com dança e música
- 8. Cantigas de roda
- 9. Cantigas de Gestual
- 10. Músicas do esquema corporal
- 11. Músicas Infantis
- 12. Brincadeiras de competição e imitação
- 13. Confecção de brinquedos
- 14. Brinquedos com sucata
- 15. Brinquedos de dobraduras
- 16. Dobraduras de Círculos
- 17. Brinquedos de Balões de soprar (Bexigas)
- 18. Bandinha
- 19. Os jogos em sala de aula
- 20. O Brincar
- 21. Materiais para Download
- Prova Módulo 4
- 1. Para refletir...
- 2. Primeiras Palavras
- 3. A construção da concepção de infância
- 4. Entendendo a Infância
- 5. A Escola de Educação Infantil
- 6. A família e a educação dos pequenos
- 7. A organização da família brasileira
- 8. O papel do professor na Educação Infantil
- Prova Módulo 5
- 1. Primeiras Palavras
- 2. Três Diferentes Perspectivas Acerca do Desenvolvimento
- 3. Piaget e Vygotsky
- 4. Primeiros conceitos da teoria piagetiana
- 5. O conhecimento na perspectiva Piagetiana
- 6. O Pensamento da Criança
- 7. A Linguagem e o Pensamento do Ponto de Vista Genético
- 8. O Papel da Noção de Equilíbrio na Explicação Psicológica
- 9. Crianças de zero a dois anos – Desenvolvimento Sensório-motor
- 10. Crianças de 2 a 7 anos - Pré-operatório: A Primeira Infância
- Prova Módulo 6
- 1. Primeiras palavras
- 2. A Rotina e a Educação Infantil
- 3. As pedagogias para a educação infantil
- 4. Rotinas e aprendizagens
- 5. A Hora da Roda
- 6. A Hora da Atividade
- 7. A Organização dos espaços para a educação infantil
- Prova Módulo 7
- 1. Primeiras Palavras
- 2. A constituição Federal de 1988
- 3. Estatuto da Criança e do Adolescente
- 4. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- 5. Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - RCNEI
- 6. Plano Nacional de Educação - 2014-2024
- 7. Dados Estatísticos da Educação Infantil Nacional
- 8. O Planejamento Educacional
- 9. Pedagogia de Projetos na Educação Infantil
- 10. O plano de aula na Educação Infantil
- Prova Módulo 8
- 1. Primeiras palavras
- 2. A educação e cuidado nas creches e escolas de educação infantil
- 3. O primeiro dia de aula
- 4. Trocas com os pais e familiares
- 5. A perspectiva Inclusiva na Educação Infantil
- 6. Igualdade racial na educação infantil
- 7. A sexualidade na Educação infantil
- 8. O Brincar como ferramenta de aprendizagem
- 9. Desenho e Pintura
- 10. A Massinha como recurso pedagógico
- 11. Contação de histórias
- 12. Os contos de Fadas
- 13. A avaliação na educação infantil
- 14. Imagens que inspiram
- 15. Últimas Palavras
- Prova Módulo 9
Dúvidas Frequentes
Cursos Relacionados
Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.