Práticas Educativas Infantis 2020

Práticas Educativas Infantis 2020

Baseado em 1 avaliações
  • 301 Alunos matriculados
  • 180 Horas de duração
  • 147 Aulas
  • 9 Módulos
  • 9 Avaliações
  • 4 Meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 35,14 (ou R$ 349,90 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Foi muito bom, aprendi muito e também percebi que muito do que foi ensinado no curso já faz parte de minha prática na Educação Infantil. Gratidão."
Lúcia
mais avaliações

O Curso de Práticas Educativas Infantis, de 180 horas,  é direcionado para os professores e atendentes da Educação Infantil e tem como objetivo geral o de apresentar aos mesmos os conceitos de infância; a importância da organização do espaço escolar para as crianças de acordo com o Referencial Curricular Nacional. Também traz um resumo das principais teorias do brincar na visão de alguns estudiosos. Na mesma linha ressalta a importância da recreação na Educação Infantil através de jogos, mímicas e brincadeiras onde o professor pode aliar os conhecimentos da família com os apresentados na escola. Por fim, traz uma coletânea de atividades que podem servir para os professores elaborarem seus planos de aula e também usarem de forma lúdica nas atividades diárias com os alunos. Todo o material teórico e prático está com consonância com a BNCC.

4 Meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 4 Meses após a matrícula.

Professores e atendentes da Educação Infantil

Léa Maria Brito Teixeira
"Tutora de Cursos na Primeira Opção: Implementação da Cultura afro-brasileira e indígena; Práticas Educativas Infantis e Indisciplina da Sala de Aula."

   

Sou a Professora Especialista Léa Maria Brito Teixeira, natural de Soledade, estado do Rio Grande do Sul e minha vida profissão em nível de ensino superior está ligada à educação. Sou graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo; Especialista em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina, de Porto Alegre; Pós-Graduada em Produção Textual e Contação de Histórias pela Universidade de Passo Fundo; Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas; Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e Capacitada em Atendimento Educacional Especializado pela Uníntese. Minha residência é em Soledade, e neste município participo da vida acadêmica como associada efetiva e fundadora da Academia Soledadense de Letras (ASL), na qual ocupa a cadeira n. 27 e meu patrono é Darcy Ribeiro. Desenvolvo atividades de assessoria em técnicas de vendas em empresas familiares; realizo trabalhos de assessoria com revisão das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação. Também reviso, adequo e assessoro a construção de Regimentos Escolares e PPPs nas Secretarias Municipais de Educação. Nesta oportunidade, me apresento como Tutora EaD e presencial dos seguintes cursos on-line, desenvolvidos pelo Instituto Educacional e tecnológico Primeira Opção, na plataforma, dos seguintes Cursos: Implementação da cultura afro-brasileira e indígena conforme art. 26-A da LDB – Lei n. 11.645/2008; Práticas Educativas Infantis e Técnicas para superar a indisciplina na sala de aula.

Currículo postado no CNPQ: Address to access this CV:http://lattes.cnpq.br/2313298133724954 



Bruno Moraes Toledo
"Análise e Desenvolvimento de Sistemas"

   

FORMAÇÃO

  • Graduado em Cinema pela UNITINS em 2010.

  • Tecnico em Informática e Sistemas de Informação.


QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Montagem e configuração de Hardware.

  • Informática básica ao avançado.

  • Design Grafico, criação visual.

  • WebDesign, criação de sites.

  • MotionDesign, criação de vídeos.

  • Gestao financeira na informática.

  • Curso Dale Carnegie em 2011.



Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Mensagem da Coordenação Geral do Curso
  • 2. Apresentação do curso pela tutora
  • 3. Conhecendo a Plataforma
  • 4. Os estudos em modalidade EAD
  • 5. A infância
  • 6. Infância e Contemporaneidade
  • 7. O brinquedo na educação infantil
  • 8. A escola de educação infantil
  • 9. A importância dos jogos na educação infantil e na aprendizagem
  • 10. A diferença entre lazer e recreação
  • 11. Os tipos de jogos na educação infantil
  • 12. A criatividade
  • 13. O brincar de ontem e o brincar de hoje
  • 14. Jogos de música, teatro e dança
  • 15. A avaliação nas atividades lúdicas e recreativas
  • 16. 110 Sugestões de Brincadeiras em grupo na Educação Infantil.
  • 17. Sugestões de músicas sobre atividades e brincadeiras infantis
  • Prova Módulo 1
  • 1. Introdução
  • 2. Conceito de cultura
  • 3. A educação
  • 4. A escola
  • 5. Condições para a Qualidade
  • 6. Indicadores da Qualidade
  • 7. Material importante para os professores
  • 8. A ideia de infância e sua escola
  • 9. Concepção de criança, creche e pré-escola
  • 10. A história das creches parte 1
  • 11. A história das creches parte 2
  • 12. Organização do espaço na educação infantil – parte 1
  • 13. Organização do espaço na educação infantil – parte 2
  • 14. A rotina na educação infantil
  • 15. Referencial curricular nacional para a educação infantil
  • 16. O Planejamento das Atividades na Educação Infantil
  • 17. O trabalho com projetos
  • 18. A inserção da criança na creche
  • 19. Jogos e brincadeiras
  • 20. A Disciplina na Educação Infantil
  • 21. As políticas de formação de professores para a educação infantil
  • 22. A formação do professor - Parte 1
  • 23. A formação do professor - Parte 2
  • 24. A participação da família
  • 25. A gestão Social
  • 26. A educação de crianças com necessidades especiais
  • 27. Transformação da prática pedagógica
  • Prova Módulo 2
  • 1. O ato de brincar - Parte 1
  • 2. O ato de brincar - Parte 2
  • 3. Brinquedos e brincadeiras de creches - manual de orientação pedagógica 1
  • 4. Brinquedos e brincadeiras de creches - manual de orientação pedagógica 2
  • 5. Brinquedos e brincadeiras – valorização da cultura local e cuidar os espaços para colocar os brinquedos
  • 6. As brincadeiras lúdicas na educação infantil
  • 7. Explorando o mundo
  • 8. Educação infantil na pedagogia Waldorf
  • 9. Planejando as brincadeiras
  • 10. Brincadeiras lúdicas - caça ao tesouro
  • 11. Fantoches
  • 12. Objetos cotidianos
  • 13. Mímica
  • 14. Elefante colorido
  • 15. Pega-bandeira
  • 16. Telefone sem fio
  • 17. As teorias do brincar – parte 1
  • 18. As teorias do brincar – parte 2
  • 19. Forebel
  • 20. Wallon
  • 21. Piaget
  • 22. Vygotsky
  • 23. Bruner
  • 24. Kishimoto
  • 25. Leontiev
  • 26. Friedman
  • 27. Bomtempo
  • 28. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento
  • 29. A brincadeira no contexto escolar
  • 30. A ludoeducação
  • 31. A educação infantil requer diversidade de brincadeiras
  • 32. Então, o brincar deve estar incluído em todo o processo da educação infantil?
  • Prova Módulo 3
  • 1. Recreação, jogos e brincadeiras
  • 2. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil - Parte 01
  • 3. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil - Parte 02
  • 4. Recreação
  • 5. Brincadeiras de faz-de-conta
  • 6. Brincadeiras que fazem parte do imaginário infantil
  • 7. Brincadeiras com dança e música
  • 8. Cantigas de roda
  • 9. Cantigas de Gestual
  • 10. Músicas do esquema corporal
  • 11. Músicas Infantis
  • 12. Brincadeiras de competição e imitação
  • 13. Confecção de brinquedos
  • 14. Brinquedos com sucata
  • 15. Brinquedos de dobraduras
  • 16. Dobraduras de Círculos
  • 17. Brinquedos de Balões de soprar (Bexigas)
  • 18. Bandinha
  • 19. Os jogos em sala de aula
  • 20. O Brincar
  • 21. Materiais para Download
  • Prova Módulo 4
  • 1. Para refletir...
  • 2. Primeiras Palavras
  • 3. A construção da concepção de infância
  • 4. Entendendo a Infância
  • 5. A Escola de Educação Infantil
  • 6. A família e a educação dos pequenos
  • 7. A organização da família brasileira
  • 8. O papel do professor na Educação Infantil
  • Prova Módulo 5
  • 1. Primeiras Palavras
  • 2. Três Diferentes Perspectivas Acerca do Desenvolvimento
  • 3. Piaget e Vygotsky
  • 4. Primeiros conceitos da teoria piagetiana
  • 5. O conhecimento na perspectiva Piagetiana
  • 6. O Pensamento da Criança
  • 7. A Linguagem e o Pensamento do Ponto de Vista Genético
  • 8. O Papel da Noção de Equilíbrio na Explicação Psicológica
  • 9. Crianças de zero a dois anos – Desenvolvimento Sensório-motor
  • 10. Crianças de 2 a 7 anos - Pré-operatório: A Primeira Infância
  • Prova Módulo 6
  • 1. Primeiras palavras
  • 2. A Rotina e a Educação Infantil
  • 3. As pedagogias para a educação infantil
  • 4. Rotinas e aprendizagens
  • 5. A Hora da Roda
  • 6. A Hora da Atividade
  • 7. A Organização dos espaços para a educação infantil
  • Prova Módulo 7
  • 1. Primeiras Palavras
  • 2. A constituição Federal de 1988
  • 3. Estatuto da Criança e do Adolescente
  • 4. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
  • 5. Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - RCNEI
  • 6. Plano Nacional de Educação - 2014-2024
  • 7. Dados Estatísticos da Educação Infantil Nacional
  • 8. O Planejamento Educacional
  • 9. Pedagogia de Projetos na Educação Infantil
  • 10. O plano de aula na Educação Infantil
  • Prova Módulo 8
  • 1. Primeiras palavras
  • 2. A educação e cuidado nas creches e escolas de educação infantil
  • 3. O primeiro dia de aula
  • 4. Trocas com os pais e familiares
  • 5. A perspectiva Inclusiva na Educação Infantil
  • 6. Igualdade racial na educação infantil
  • 7. A sexualidade na Educação infantil
  • 8. O Brincar como ferramenta de aprendizagem
  • 9. Desenho e Pintura
  • 10. A Massinha como recurso pedagógico
  • 11. Contação de histórias
  • 12. Os contos de Fadas
  • 13. A avaliação na educação infantil
  • 14. Imagens que inspiram
  • 15. Últimas Palavras
  • Prova Módulo 9

Dúvidas Frequentes

R: Para acessar os Cursos, basta acessar a Plataforma Educacional através do campo “LOGIN”, que está localizado no canto superior direito da página inicial de nosso Site Educacional. Você deverá digitar seu e-mail e sua senha que foram ENVIADOS no seu email no momento de sua matrícula. Após acessar, você vai visualizar todos os Cursos disponíveis.
R: Sim. A Carga Horária é especificada na frente e no verso do Certificado juntamente com as matérias estudadas no Curso.

Cursos Relacionados

Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos.

Voltar ao topo