Educação, diversidade e inclusão.

Educação, diversidade e inclusão.

  • 463 Alunos matriculados
  • 200 Horas de duração
  • 65 Aulas
  • 6 Módulos
  • 5 Avaliações
  • 4 Meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 20,08 (ou R$ 199,90 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Tutora de Cursos na Primeira Opção: Implementação da Cultura afro-brasileira e indígena; Práticas Educativas Infantis e Indisciplina da Sala de Aula.
Léa Maria Brito Teixeira

O objetivo do curso Educação, Diversidade e Inclusão é contribuir na formação dos profissionais que atuam ou que pretendem atuar como professores ou gestores escolares da Rede Regular de Ensino praticando uma política inclusiva ou como especialistas em salas de Atendimento Educacional Especializado, oferecendo a eles reflexões sobre diversidade humana, sobre a construção do padrão de normalidade, sobre os pressupostos da exclusão e sua história, trazendo ainda os preceitos, conceitos, terminologias, implicações e condições filosóficas da inclusão e por último reflexões acerca das condições das deficiências, potencialidades e limitações trazendo ao professor sugestões práticas para um trabalho que constitua a verdadeira inclusão.

4 Meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 4 Meses após a matrícula.

O curso destina-se a professores ou gestores escolares da Rede Regular de Ensino interessados em desenvolver uma política inclusiva na escola ou  à especialistas atuantes em salas de Atendimento Educacional Especializado.

Léa Maria Brito Teixeira
"Tutora de Cursos na Primeira Opção: Implementação da Cultura afro-brasileira e indígena; Práticas Educativas Infantis e Indisciplina da Sala de Aula."

   

Sou a Professora Especialista Léa Maria Brito Teixeira, natural de Soledade, estado do Rio Grande do Sul e minha vida profissão em nível de ensino superior está ligada à educação. Sou graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo; Especialista em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina, de Porto Alegre; Pós-Graduada em Produção Textual e Contação de Histórias pela Universidade de Passo Fundo; Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas; Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e Capacitada em Atendimento Educacional Especializado pela Uníntese. Minha residência é em Soledade, e neste município participo da vida acadêmica como associada efetiva e fundadora da Academia Soledadense de Letras (ASL), na qual ocupa a cadeira n. 27 e meu patrono é Darcy Ribeiro. Desenvolvo atividades de assessoria em técnicas de vendas em empresas familiares; realizo trabalhos de assessoria com revisão das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação. Também reviso, adequo e assessoro a construção de Regimentos Escolares e PPPs nas Secretarias Municipais de Educação. Nesta oportunidade, me apresento como Tutora EaD e presencial dos seguintes cursos on-line, desenvolvidos pelo Instituto Educacional e tecnológico Primeira Opção, na plataforma, dos seguintes Cursos: Implementação da cultura afro-brasileira e indígena conforme art. 26-A da LDB – Lei n. 11.645/2008; Práticas Educativas Infantis e Técnicas para superar a indisciplina na sala de aula.

Currículo postado no CNPQ: Address to access this CV:http://lattes.cnpq.br/2313298133724954 



Bruno Moraes Toledo
"Análise e Desenvolvimento de Sistemas"

   

FORMAÇÃO

  • Graduado em Cinema pela UNITINS em 2010.

  • Tecnico em Informática e Sistemas de Informação.


QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Montagem e configuração de Hardware.

  • Informática básica ao avançado.

  • Design Grafico, criação visual.

  • WebDesign, criação de sites.

  • MotionDesign, criação de vídeos.

  • Gestao financeira na informática.

  • Curso Dale Carnegie em 2011.



Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Boas Vindas! Diretora do Instituto
  • 2. Apresentação do curso pela Tutora
  • 3. Conhecendo a Plataforma
  • 4. A história da Educação a Distância no mundo e no Brasil
  • 1. Primeiras Palavras
  • 2. O que é Diversidade
  • 3. O que foi o Renascimento
  • 4. O que foi o Iluminismo
  • 5. O que foi a Revolução Industrial
  • 6. Institucionalização da Deficiência
  • 7. Compreender o passado para vislumbrar o futuro...
  • 8. O que é infância
  • 9. A institucionalização
  • 10. O que foi e é a institucionalização
  • 11. A infância com deficiência
  • 12. O que foi e é a integração
  • 13. A Diversidade
  • 14. O que é Cultura
  • 15. O que é Educação?
  • 16. O que é Escola?
  • 17. O que é Inclusão?
  • 18. O que é Educação Inclusiva?
Nesse módulo iremos aprofundar a nossa discussão no sentido de entender o parâmetro da exclusão que se sedimentou no Brasil.
  • 1. Primeiras Palavras
  • 2. O Pensamento Eugenista
  • 3. A marginalização e a Institucialização
  • 4. Dados Estatísticos acerca da Deficiência no Brasil
  • 5. A terminologia acerca da deficiência
  • Prova Módulo 03
  • 1. Primeiras palavras
  • 2. Princípios da Inclusão
  • 3. Princípios básicos da Inclusão
  • 4. Definindo a Inclusão
  • 5. Conceitos inclusivistas
  • 6. As Leis que tratam da inclusão ou de pessoas com deficiência
  • 7. Desafios da Inclusão
  • Prova Módulo 04
  • 1. Primeiras Palavras
  • 2. Perspectiva de Mudança
  • 3. Declaração de Salamanca e Educação Inclusiva
  • 4. Os 4 pilares para a educação do Século XXI e a Educação Inclusiva
  • 5. Educação para a Subjetividade Humana
  • 6. Educação Escolar Inclusiva
  • 7. As Leis para a Educação Inclusiva
  • 8. A Implementação da Educação Inclusiva
  • 9. A Prática Educacional Inclusiva
  • 10. A prática inclusiva
  • 11. Entrevista de Maria Teresa Mantoan
  • Prova Modulo V
  • 1. Primeiras Palavras
  • 2. As Contribuições de Piaget
  • 3. As Inteligências Múltiplas
  • 4. As Múltiplas Inteligências e a Educação Inclusiva
  • 5. Definição e classificação das deficiências
  • 6. Deficiência Física
  • 7. Deficiência auditiva e surdez
  • 8. Deficiência Visual
  • 9. Deficiência mental
  • 10. Deficiência Múltipla
  • 11. Condutas Típicas
  • 12. Altas habilidades
  • 13. Distúrbios de aprendizagem
  • 14. Transtorno de conduta
  • 15. TDAH – Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade
  • 16. Paralisia Cerebral (encefalopatia crônica não progressiva)
  • 17. A ação docente em salas inclusivistas
  • 18. Atendimento Educacional Especializado
  • 19. A avaliação escolar em escolas de Educação Inclusiva
  • 20. Últimas palavras
  • Prova Módulo VI
  • Prova Final

Dúvidas Frequentes

R: Para acessar os Cursos, basta acessar a Plataforma Educacional através do campo “LOGIN”, que está localizado no canto superior direito da página inicial de nosso Site Educacional. Você deverá digitar seu e-mail e sua senha que foram ENVIADOS no seu email no momento de sua matrícula. Após acessar, você vai visualizar todos os Cursos disponíveis.
R: Sim. A Carga Horária é especificada na frente e no verso do Certificado juntamente com as matérias estudadas no Curso.
Voltar ao topo