
Como Implementar a Cultura Afro e Indígena nas Escolas 2019
- 180 Horas de duração
- 92 Aulas
- 7 Módulos
- 8 Avaliações
- 4 Meses de suporte
- Certificado de conclusão
O Curso de Como implementar a cultura afro-brasileira e indígena, de 180 horas, é direcionado aos professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental uma vez que o mesmo traz um estudo teórico-prático das mudanças ocorridas nos art. 26-A da LDB. A partir dessas mudanças foi editada a Lei 11.645/2008, que alterou a Lei 9.394/1996, modificada pela Lei 10.639/2003, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Dessa forma, o Curso apresenta uma ressignificação e valorização das matrizes africanas, que formam a diversidade cultural brasileira; a trajetória do negro no Brasil através da história; a construção da identidade negra em meio às relações de racismo do ambiente escolar; as diferentes formas de manifestação da cultura afro-brasileira na sociedade e a utilização da música e da literatura africana e indígena na sala de aula.
Você poderá participar desse curso até 4 Meses após a matrícula.
Professores e atendentes da Educação Infantil
Sou a Professora Especialista Léa Maria Brito Teixeira, natural de Soledade, estado do Rio Grande do Sul e minha vida profissão em nível de ensino superior está ligada à educação. Sou graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo; Especialista em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina, de Porto Alegre; Pós-Graduada em Produção Textual e Contação de Histórias pela Universidade de Passo Fundo; Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas; Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e Capacitada em Atendimento Educacional Especializado pela Uníntese. Minha residência é em Soledade, e neste município participo da vida acadêmica como associada efetiva e fundadora da Academia Soledadense de Letras (ASL), na qual ocupa a cadeira n. 27 e meu patrono é Darcy Ribeiro. Desenvolvo atividades de assessoria em técnicas de vendas em empresas familiares; realizo trabalhos de assessoria com revisão das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação. Também reviso, adequo e assessoro a construção de Regimentos Escolares e PPPs nas Secretarias Municipais de Educação. Nesta oportunidade, me apresento como Tutora EaD e presencial dos seguintes cursos on-line, desenvolvidos pelo Instituto Educacional e tecnológico Primeira Opção, na plataforma, dos seguintes Cursos: Implementação da cultura afro-brasileira e indígena conforme art. 26-A da LDB – Lei n. 11.645/2008; Práticas Educativas Infantis e Técnicas para superar a indisciplina na sala de aula.
Currículo postado no CNPQ: Address to access this CV:http://lattes.cnpq.br/2313298133724954
FORMAÇÃO
Graduado em Cinema pela UNITINS em 2010.
Tecnico em Informática e Sistemas de Informação.
QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Montagem e configuração de Hardware.
Informática básica ao avançado.
Design Grafico, criação visual.
WebDesign, criação de sites.
MotionDesign, criação de vídeos.
Gestao financeira na informática.
Curso Dale Carnegie em 2011.
Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC?
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante.
Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior.
Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM?
Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.
(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)
Conteúdo Programático
1 Módulo I - Introdução à EAD e embasamento legal através das mudanças ocorridas do Art. 26-A da LDB
- 1. BOAS VINDAS! Diretora Geral do Instituto
- 2. Apresentação do curso pela Tutora
- 3. Conhecendo a Plataforma
- 4. A história da Educação a Distância no mundo e no Brasil
- 5. Legislação que embasa o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na escola
- Prova Módulo 1
- 1. A África revisitada pelos educadores
- 2. História da África, história da humanidade
- 3. África - Berço da História da Humanidade
- 4. Egito Antigo
- 5. Outros povos da África Antiga
- 6. A África e o Império Romano
- 7. Islamismo no continente africano
- 8. A escravidão e o racismo
- 9. O Ensino Da História Africana
- 10. A História, o africano e o afro brasileiro
- 11. Evolução Histórica da cultura afro-brasileira
- 12. Breve História da Cultura Africana
- 13. A Diversidade Cultural Brasileira em Sala de Aula
- 14. Cultura Africana - Histórias e Curiosidades
- 15. Educar para a igualdade racial através de uma aula prática e pronta
- 16. Cultura Afro-Brasileira e Africana
- Prova Módulo 2
- 1. O que propõe esta reflexão?
- 2. E a história conta que.....
- 3. Início da trajetória do negro no Brasil (parte 1)
- 4. Trajetória do negro no Brasil (parte 2)
- 5. E a vida do negro mudou com a assinatura da Lei Áurea?
- 6. Síntese da história do final da escravidão no Brasil
- 7. Os africanos conquistaram a liberdade, mas não a cidadania
- 8. Desigualdade racial no Brasil
- 9. Desigualdades de cor
- 10. O sentimento higienista no Brasil
- 11. Desigualdades raciais
- 12. As desigualdades sociais no Brasil
- 13. As desigualdades raciais no Brasil
- 14. EMICIDA: " O racismo está no nosso dia a dia"
- Prova Modulo 3
- 1. Construção da identidade da criança negra em meio às relações de racismo na escola
- 2. A formação da identidade cultural brasileira
- 3. A Cultura
- 4. A Cultura Brasileira
- 5. A Educação
- 6. A Escola
- 7. O Currículo
- 8. Currículo e Avaliação da Educação Infantil
- 9. Projeto Político Pedagógico
- 10. PPP
- 11. Saberes necessários à Educação do futuro
- 12. Ressignificando a História e a Cultura Africana a Afro-Brasileira na Escola
- 13. Escola usa bonecos em aulas sobre África e cultura afro-brasileira
- 14. Ensino da cultura afro-brasileira nas escolas
- Prova Módulo 4
- 1. A importância da atuação do professor para inserir a diversidade cultural no cotidiano escolar
- 2. A formação cultural brasileira
- 3. Presenças africanas
- 4. A história dos africanos no Brasil: escravidão, trajetória e legado dos negros pretos
- 5. A música
- 6. Heranças africanas nas músicas brasileiras
- 7. A culinária
- 8. A culinária africana
- 9. Comidas afro-brasileiras
- 10. A capoeira
- 11. A capoeira toque berimbau
- 12. A capoeira ensinada na escola – passos básicos
- 13. A religiosidade
- 14. A mitologia dos orixás
- 15. Algumas palavras de origem africana que utilizamos e incorporamos na língua portuguesa
- 16. A influência do povo africano na língua falada no Brasil
- 17. Sugestão de material para o professor incrementar sua prática pedagógica
- Prova Módulo 5
- 1. Por que se valer da música e da literatura para trabalhar e valorizar os africanos e afro-brasileiros no currículo escolar?
- 2. O Mestre ensina o que não se
- 3. A sala de aula
- 4. Algumas sugestões de literatura com base na cultura africana
- 5. Sugestões de como e quando abordar alguns dos conteúdos relacionados à cultura afro-brasileira em diferentes etapas de ensino
- 6. Conheça o Projeto a Cor da Cultura
- 7. Roda Africana - As Melhores Brincadeiras da Palavra Cantada para trabalhar a roda africana na escola
- 8. A Culinária
- 9. Docinho africano. Podemos fazer com os alunos;
- 10. Faça você mesmo..... docinho de bolas africanas
- 11. A beleza africana
- 12. Documentário sobre a beleza e estética africana
- 13. Ensino da cultura afro-brasileira nas escolas
- 14. Grupo de dança africano: alegria através da dança e de passos simples
- Prova Módulo 6
- 1. Introdução
- 2. Arqueologia indígena
- 3. Patrimônio cultural dos povos indígenas
- 4. Em que consiste a cultura indígena brasileira?
- 5. O processo educativo: a cultura e a identidade indígenas
- 6. A arte indígena
- 7. As Tecnologias de Comunicação e a Construção do Conhecimento em Comunidades Indígenas
- 8. Povos indígenas: conhecer para valorizar
- 9. Educação e cultura indígena
- 10. Cultura afro-brasileira e cultura indígena
- 11. Emociona-se com Maria Bethania
- 12. Atividades de cultura indígena para a Educação Infantil
- Prova Módulo 7
- Prova Final