Como Implementar a Cultura Afro e Indígena nas Escolas 2019

Como Implementar a Cultura Afro e Indígena nas Escolas 2019

Baseado em 11 avaliações
  • 180 Horas de duração
  • 92 Aulas
  • 7 Módulos
  • 8 Avaliações
  • 4 Meses de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 20,08 (ou R$ 199,90 à vista)
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"O curso foi perfeito, ótimas aulas, exelentes materiais, foi uma grande aprendizagem para mim, como professora estou muito satisfeita, e com certeza agora tenho um bom embazamento teórico, para poder trabalhar com meus alunos a cultura africana e indigena, j que faz parte do nosso curriculo, mas não tinhamos acesso a um material eficaz para o trabalho em sala de aula."
Izabel
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O Curso de Como implementar a cultura afro-brasileira e indígena, de 180 horas, é direcionado aos professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental uma vez que o mesmo traz um estudo teórico-prático das mudanças ocorridas nos art. 26-A da LDB. A partir dessas mudanças foi editada a Lei 11.645/2008, que alterou a Lei 9.394/1996, modificada pela Lei 10.639/2003, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Dessa forma, o Curso apresenta uma ressignificação e valorização das matrizes africanas, que formam a diversidade cultural brasileira; a trajetória do negro no Brasil através da história; a construção da identidade negra em meio às relações de racismo do ambiente escolar; as diferentes formas de manifestação da cultura afro-brasileira na sociedade e a utilização da música e da literatura africana e indígena na sala de aula.

4 Meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 4 Meses após a matrícula.

Professores e atendentes da Educação Infantil

Léa Maria Brito Teixeira
"Tutora de Cursos na Primeira Opção: Implementação da Cultura afro-brasileira e indígena; Práticas Educativas Infantis e Indisciplina da Sala de Aula."

   

Sou a Professora Especialista Léa Maria Brito Teixeira, natural de Soledade, estado do Rio Grande do Sul e minha vida profissão em nível de ensino superior está ligada à educação. Sou graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo; Especialista em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina, de Porto Alegre; Pós-Graduada em Produção Textual e Contação de Histórias pela Universidade de Passo Fundo; Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas; Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria e Capacitada em Atendimento Educacional Especializado pela Uníntese. Minha residência é em Soledade, e neste município participo da vida acadêmica como associada efetiva e fundadora da Academia Soledadense de Letras (ASL), na qual ocupa a cadeira n. 27 e meu patrono é Darcy Ribeiro. Desenvolvo atividades de assessoria em técnicas de vendas em empresas familiares; realizo trabalhos de assessoria com revisão das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação. Também reviso, adequo e assessoro a construção de Regimentos Escolares e PPPs nas Secretarias Municipais de Educação. Nesta oportunidade, me apresento como Tutora EaD e presencial dos seguintes cursos on-line, desenvolvidos pelo Instituto Educacional e tecnológico Primeira Opção, na plataforma, dos seguintes Cursos: Implementação da cultura afro-brasileira e indígena conforme art. 26-A da LDB – Lei n. 11.645/2008; Práticas Educativas Infantis e Técnicas para superar a indisciplina na sala de aula.

Currículo postado no CNPQ: Address to access this CV:http://lattes.cnpq.br/2313298133724954 



Bruno Moraes Toledo
"Análise e Desenvolvimento de Sistemas"

   

FORMAÇÃO

  • Graduado em Cinema pela UNITINS em 2010.

  • Tecnico em Informática e Sistemas de Informação.


QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES

  • Montagem e configuração de Hardware.

  • Informática básica ao avançado.

  • Design Grafico, criação visual.

  • WebDesign, criação de sites.

  • MotionDesign, criação de vídeos.

  • Gestao financeira na informática.

  • Curso Dale Carnegie em 2011.



Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. BOAS VINDAS! Diretora Geral do Instituto
  • 2. Apresentação do curso pela Tutora
  • 3. Conhecendo a Plataforma
  • 4. A história da Educação a Distância no mundo e no Brasil
  • 5. Legislação que embasa o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na escola
  • Prova Módulo 1
  • 1. A África revisitada pelos educadores
  • 2. História da África, história da humanidade
  • 3. África - Berço da História da Humanidade
  • 4. Egito Antigo
  • 5. Outros povos da África Antiga
  • 6. A África e o Império Romano
  • 7. Islamismo no continente africano
  • 8. A escravidão e o racismo
  • 9. O Ensino Da História Africana
  • 10. A História, o africano e o afro brasileiro
  • 11. Evolução Histórica da cultura afro-brasileira
  • 12. Breve História da Cultura Africana
  • 13. A Diversidade Cultural Brasileira em Sala de Aula
  • 14. Cultura Africana - Histórias e Curiosidades
  • 15. Educar para a igualdade racial através de uma aula prática e pronta
  • 16. Cultura Afro-Brasileira e Africana
  • Prova Módulo 2
  • 1. O que propõe esta reflexão?
  • 2. E a história conta que.....
  • 3. Início da trajetória do negro no Brasil (parte 1)
  • 4. Trajetória do negro no Brasil (parte 2)
  • 5. E a vida do negro mudou com a assinatura da Lei Áurea?
  • 6. Síntese da história do final da escravidão no Brasil
  • 7. Os africanos conquistaram a liberdade, mas não a cidadania
  • 8. Desigualdade racial no Brasil
  • 9. Desigualdades de cor
  • 10. O sentimento higienista no Brasil
  • 11. Desigualdades raciais
  • 12. As desigualdades sociais no Brasil
  • 13. As desigualdades raciais no Brasil
  • 14. EMICIDA: " O racismo está no nosso dia a dia"
  • Prova Modulo 3
  • 1. Construção da identidade da criança negra em meio às relações de racismo na escola
  • 2. A formação da identidade cultural brasileira
  • 3. A Cultura
  • 4. A Cultura Brasileira
  • 5. A Educação
  • 6. A Escola
  • 7. O Currículo
  • 8. Currículo e Avaliação da Educação Infantil
  • 9. Projeto Político Pedagógico
  • 10. PPP
  • 11. Saberes necessários à Educação do futuro
  • 12. Ressignificando a História e a Cultura Africana a Afro-Brasileira na Escola
  • 13. Escola usa bonecos em aulas sobre África e cultura afro-brasileira
  • 14. Ensino da cultura afro-brasileira nas escolas
  • Prova Módulo 4
  • 1. A importância da atuação do professor para inserir a diversidade cultural no cotidiano escolar
  • 2. A formação cultural brasileira
  • 3. Presenças africanas
  • 4. A história dos africanos no Brasil: escravidão, trajetória e legado dos negros pretos
  • 5. A música
  • 6. Heranças africanas nas músicas brasileiras
  • 7. A culinária
  • 8. A culinária africana
  • 9. Comidas afro-brasileiras
  • 10. A capoeira
  • 11. A capoeira toque berimbau
  • 12. A capoeira ensinada na escola – passos básicos
  • 13. A religiosidade
  • 14. A mitologia dos orixás
  • 15. Algumas palavras de origem africana que utilizamos e incorporamos na língua portuguesa
  • 16. A influência do povo africano na língua falada no Brasil
  • 17. Sugestão de material para o professor incrementar sua prática pedagógica
  • Prova Módulo 5
  • 1. Por que se valer da música e da literatura para trabalhar e valorizar os africanos e afro-brasileiros no currículo escolar?
  • 2. O Mestre ensina o que não se
  • 3. A sala de aula
  • 4. Algumas sugestões de literatura com base na cultura africana
  • 5. Sugestões de como e quando abordar alguns dos conteúdos relacionados à cultura afro-brasileira em diferentes etapas de ensino
  • 6. Conheça o Projeto a Cor da Cultura
  • 7. Roda Africana - As Melhores Brincadeiras da Palavra Cantada para trabalhar a roda africana na escola
  • 8. A Culinária
  • 9. Docinho africano. Podemos fazer com os alunos;
  • 10. Faça você mesmo..... docinho de bolas africanas
  • 11. A beleza africana
  • 12. Documentário sobre a beleza e estética africana
  • 13. Ensino da cultura afro-brasileira nas escolas
  • 14. Grupo de dança africano: alegria através da dança e de passos simples
  • Prova Módulo 6
  • 1. Introdução
  • 2. Arqueologia indígena
  • 3. Patrimônio cultural dos povos indígenas
  • 4. Em que consiste a cultura indígena brasileira?
  • 5. O processo educativo: a cultura e a identidade indígenas
  • 6. A arte indígena
  • 7. As Tecnologias de Comunicação e a Construção do Conhecimento em Comunidades Indígenas
  • 8. Povos indígenas: conhecer para valorizar
  • 9. Educação e cultura indígena
  • 10. Cultura afro-brasileira e cultura indígena
  • 11. Emociona-se com Maria Bethania
  • 12. Atividades de cultura indígena para a Educação Infantil
  • Prova Módulo 7
  • Prova Final

Dúvidas Frequentes

R: Para acessar os Cursos, basta acessar a Plataforma Educacional através do campo “LOGIN”, que está localizado no canto superior direito da página inicial de nosso Site Educacional. Você deverá digitar seu e-mail e sua senha que foram ENVIADOS no seu email no momento de sua matrícula. Após acessar, você vai visualizar todos os Cursos disponíveis.
R: Sim. A Carga Horária é especificada na frente e no verso do Certificado juntamente com as matérias estudadas no Curso.
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